|:|:| :::... Ponto TI ...::: |:|:| - Atualizações do mundo da tecnologia ao seu alcance

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O parque da tecnologia

As férias de julho chegaram e uma boa opção para se divertir com a família é o Hopi Hari, megaparque de diversões temático Hopi Hari, localizado a cerca de uma hora de São Paulo. Para manter as incríveis atrações do parque, no entanto, uma verdadeira teia de alta tecnologia funciona com a precisão de um relógio para entreter o público.

Com a chegada das férias, a grande atração é o Hopi Night, que conta até com projeção de imagens de 35 metros para mostrar a beleza da cultura Maia. "O Hopi Night conta com três projetores que empregam a mais alta tecnologia de definição de imagem, cada um com 15 mil lumens. Com o recurso utilizado no Hopi Hari, é possível não só projetar as imagens, mas também transformar a arquitetura onde elas são projetadas, obtendo efeito de tridimensionalidade", explica Marcos Zambelli, gestor de conteúdo do parque. "A idéia é fazer com que as imagens fiquem mais próximas do real. Além disso, o evento mistura teatro com cinema, envolvendo os telespectadores a uma viagem emocionante em meio a cores, imagens, som e luzes."


O resultado é realmente espantoso, tornando-se a grande atração do Mistieri, área de 52 mil metros quadrados, localizada a noroeste do parque. "Montamos uma estrutura especial em Mistieri para as apresentações, acrescentamos sistema de som, estrutura de box truss de alumínio, montamos plataforma na pirâmide e sistema de som e iluminação. As projeções são realizadas nas estruturas já existentes – são utilizadas as próprias atrações, como na Katakumb por exemplo", diz Zambelli. "Além disso, os projetores utilizados possuem mil lumens cada um - normalmente são usados de 800 a 1000 lumens. Isso garante uma excelente qualidade de resolução, cor e brilho para as imagens que são gigantes."


O impacto causado pelas atrações da cultura Maia são apenas uma parte do show de tecnologia empregado no parque. "O Hopi Hari é hoje o maior e principal parque temático da América Latina, com tecnologia de ponta. Conta com 47 atrações que vão desde as mais tradicionais, como carrossel e roda gigante, a atrações
inéditas como uma das maiores montanhas-russas de madeira da América Latina, a Montezum, e a La Tour Eiffel, uma torre com altura equivalente a um prédio de 23 andares. Tudo com altíssima tecnologia", vibra Zambelli.

"Além disso, o parque conta com três salas de projeções 3D altamente equipadas e com simuladores. No Chevrolet Mundi, por exemplo, são 8 simuladores Intamin, cada um com capacidade para 4 pessoas. Isso permite que 32 pessoas utilizem a atração ao mesmo tempo, um total de 320 visitantes/hora. A atração é equipada com motion control showscan, que inclui áudio, efeitos especiais e programação. O visitante pode viver a experiência de visitar uma fábrica de carros com muitas emoções e o máximo de realidade."



Tela de 18 metros de altura

Outra estrela do Hopi Hari é o Cinétrion, que tem uma tela com 18 metros de altura para projeções em 3D. Essa tela, quando foi trazida ao parque, precisou ficar em um conteiner enorme com ar refrigerado.

Já no Theatro di Kaminda, também há uma completa infraestrutura tecnológica para apresentações de espetáculos, cenários mecânicos computadorizados, projeto de iluminação de última geração e dois sistemas de gravação Protools. "O espaço foi equipado com sistema de som surround 5.1. O teatro tem 780 lugares", diz o gestor.

O parque conta com cinco regiões temáticas – Kaminda Mundi, Infantasia, Aribabiba, Wild West e Mistieri. Elas estão distribuídas em 760 mil metros quadrados, oferece 29 pontos de alimentação, bebedores, enfermaria, sanitários, fraldários, área específica para amamentação, estacionamento para cinco mil veículos e telefones. "Além disso, possui um dos teatros mais
modernos de São Paulo, um bar show, cinema 3D e três salas de cinema com simuladores, 16 lojas e 14 jogos de diversão", complementa ele.

Em julho, o parque também lançará suas Férias Mágicas e, em agosto, a Hora do Horror. "Todas essas ações deverão contar com alta tecnologia", finaliza Zambelli.

Fonte: PC Magazine

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial