|:|:| :::... Ponto TI ...::: |:|:| - Atualizações do mundo da tecnologia ao seu alcance

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Linksys lança roteador que usa padrão sem fio mais veloz

Modelo WRT160N, que custa R$ 449, segue novo padrão 802.11n, até cinco vezes mais rápido que o padrão anterior (802.11g).

A Linksys, empresa do grupo Cisco Systems, acaba de lançar o roteador modelo WRT160N pelo valor de 449 reais. O produto segue o padrão 802.11n, que há anos está para ser padronizado oficialmente pela Wi-Fi Alliance e agora em setembro foi aprovado, como mostra aviso no blog da empresa.

O padrão n, em comparação com o anterior, g, oferece velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo). O padrão G trabalha a 54 Mbps.

Em termos de acesso à internet por banda larga, isso não faz diferença. As conexões domésticas e mesmo as contratadas pelas pequenas empresas não chegam nem perto dessa velocidade). Entretanto, usado para troca de dados em redes sem fio, a taxa de transferência é até seis vezes mais rápida que o padrão g.

Além disso, o padrão antigo utiliza apenas um canal de frequência para transmitir os dados. Já o padrão n usa dois canais com mais de duas antenas emitindo sinais simultaneamente, cobrindo pontos cegos que o padrão anterior deixava descobertos. Com isso, o ganho da distância de um roteador é até quatro vezes maior.

O WRT160N também acompanha o software de instalação LELA - Linksys EasyLink Advisor. Totalmente em português, o programa automaticamente faz a instalacão da rede e ajuda a mantê-la segura e conectada, além de avisar o usuário sobre atualizações e configurar outros dispositivos e computadores. Para os usuários mais leigos, a aplicação simplifica a instalação e manutenção da rede sem fio, mostrando, passo a passo, o procedimento, sem exigir conhecimentos técnicos ou senhas. O programa também monitora, em tempo real, os computadores e dispositivos conectados a ele, permitindo, com dois cliques, o bloqueio de um usuário não autorizado em sua rede. O design é bem diferente dos padrões comuns de roteadores e não possui antenas externas. Segundo a Linksys, esse fato não altera em nada o desempenho do roteador.

Wireless-N virará padrão em setembro

Segundo a Wi-Fi Alliance, associação formada em 1999 para certificar a compatibilidade de equipamentos wireless, é aguardado para o início de setembro/09 a ratificação do padrão 802.11n pelo IEEE. Logo após essa ratificação, com previsão para o final de setembro, começarão os testes para certificar os equipamentos wireless-N dentro desse padrão.

Por causa da grande demora para a finalização do Padrão N – levou 7 anos – os fabricantes de equipamentos sem fios lançaram diversos produtos “draft N”, ou seja, um “pré-padrão” de wireless N desde 2007. Esse “draft N” permitia que equipamentos wireless possuíssem características do ainda não ratificado Padrão N, sem perder a compatibilidade entre os diversos fabricantes. Segundo a empresa In-Stat, mais de 600 produtos foram certificados como “Draft 11n 2.0″, que seria uma versão mais atual do “pré-padrão” de wireless N.

Como os padrões do 802.11n não mudaram significantemente nos estágios finais de aprovação, segundo a analista senior Victoria Fodale, da Alliance, os produtos wireless “draft N 2.0″ que já existem no mercado serão elegíveis a serem aprovados como Padrão N, sem precisar de refazer testes. Ela também afirmou que não irão alterar os requisitos base da certificação 802.11n. Fonte: twice.com

Fonte: IDG Now

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial