|:|:| :::... Ponto TI ...::: |:|:| - Atualizações do mundo da tecnologia ao seu alcance

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Honda cria robô com movimentos a partir da força do pensamento

A empresa japonesa Honda anunciou, na terça-feira (31), que está desenvolvendo um robô guiado pelo pensamento humano, graças a um dispositivo em formato de capacete, que enviará sinais das atividades cerebrais da pessoa à máquina.

A última versão do Asimo --robô célebre da Honda que pode dançar, correr e ciceronear convidados em um escritório-- está sendo ajustada para a chamada "Interface Cérebro-Máquina" (BMI, na sigla em inglês).
O estado atual do desenvolvimento tecnológico do humanoide permite que ele faça quatro movimentos básicos com seus braços, pernas e boca, baseados em instruções não verbais que uma pessoa envia por intermédio da concentração na performance de ambos.
"Apenas pela força do pensamento em 'mão direita', por exemplo, a pessoa pode mover a mão direita do robô Asimo", disse um dos cientistas do projeto, Tatsuya Okabe, do Instituto de Pesquisas Honda, no Japão.
"A precisão dos movimentos depende da concentração da pessoa [que estiver controlando o androide]."

O Asimo pode simular movimentos corretamente em 90,6% dos casos --um recorde no campo da tecnologia BMI.

Os pesquisadores querem criar um robô com a capacidade de ajudar pessoas em tarefas domésticas, como lavar louça ou regar plantas.

"O que nós estamos fazendo é pesquisa básica ainda, mas estamos trabalhando no sonho de comercializar isso", disse o presidente do instituto, Yasuhisa Arai. "Mas ainda há um longo caminho até a comercialização."


Fonte: Folha Online

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial